7 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

1 comment

7 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E A IMPORTÂNCIA DELE.
TEMPO ESTIMADO DE LEITURA 6 MIN - 

A Vida Não Passa de Um Sopro

“Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro” (Sl 39.4-5).

Quando somos crianças, o tempo rasteja; quando somos jovens, o tempo anda; quando somos adultos, o tempo voa; quando somos velhos, logo o tempo desaparece e partimos dessa terra.

A ciência pode aumentar a expectativa de vida, mas, mesmo assim, todos nós morreremos um dia. Portanto, reconheça o valor do tempo. O. Sanders disse que “cada instante do dia é um presente de Deus para nós”.

O grande problema não é a falta de tempo, mas sim a má administração do tempo. Não podemos usar o tempo impensadamente e desperdiçá-lo. Afinal, quem mata tempo, não é um assassino, é um suicida.

Para você perceber o valor de:


  • Um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano;
  • Um mês, pergunte para uma mãe que deu à luz um bebê prematuro;
  • Uma semana, pergunte ao editor de uma revista semanal;
  • Uma hora, pergunte ao casal apaixonado que está esperando para se encontrar;
  • Um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente;
  • Um milésimo, pergunte a alguém que ganhou uma medalha de prata nos 100 metros rasos nas Olimpíadas;


7 Princípios Bíblicos Para a Administração do Tempo

A Bíblia apresenta princípios valiosos sobre a administração do tempo:

1. Liste suas prioridades

“Busquem, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6.33). A Escritura deixa claro que devemos ter prioridades na vida. Devemos buscar as primeiras coisas primeiro. Portanto, faça uma lista das suas prioridades. Estabeleça seus objetivos de vida com clareza.

2. Não desperdice tempo com futilidades

A Bíblia fala de várias futilidades que roubam nosso tempo: “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se são a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade” (2Tm 2.16); “Vocês foram redimidos da maneira vazia de viver” (1Pd 1.18); “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas que vai atrás de fantasias não tem juízo” (Pv 12.11). Além de fazer uma lista das suas prioridades, faça também uma lista de toda atividade improdutiva que te rouba tempo. Seja breve no telefone, não gaste horas assistindo televisão, não passe noites sem dormir na frente do computador. Não mate aula desnecessariamente na universidade.

3. Invista em atividades produtivas

O texto de Mateus 9.35-38 é um resumo do ministério de Jesus. Este texto deixa claro que Jesus só investia em atividades produtivas: ele percorria as cidades ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho e curando os enfermos. Da mesma maneira, devemos investir no que é produtivo. Devemos nos programar para ajudar pessoas (Ef 6.10), dedicar aos estudos, orar, ler a Bíblia, estar com a família, colaborar na igreja. Devemos fazer coisas úteis. William James disse: “Faça algo que vai sobreviver à sua vida”. A qualidade da nossa vida é medida pela sua doação, e não meramente pela sua duração.

4. Delegue

As atividades que você puder delegar para outras pessoas, delegue. Esse foi o ensino que Moisés aprendeu de seu sogro Jetro. Moisés estava à beira de um ataque de nervos por que todos os problemas da nação eram trazidos para ele. Jetro então ensinou Moisés a delegar suas tarefas (Êx 18.17-21).

5. Não se gabe do dia de amanhã

“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Pv 27.1). Não adie as atividades que você pode resolver hoje. O caminho amanhã, leva à cidade chamada nunca. Uma frase bem humorada diz: “Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta”.

6. Cultive a pontualidade

A Bíblia comanda: “Nunca lhes falte o zelo” (Rm 12.11). Seja zeloso e pontual nas suas atividades. Não viva chegando atrasado nos seus compromissos. Não diga: “é chique chegar atrasado”. Seja eficiente e conclua suas atividades.

7. Aproveite as oportunidades

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5.16). A palavra oportunidade vêm do latim “porto”. A idéias da oportunidade é baseada em um navio que aproveita o vento para voltar ao porto. Boas oportunidades são raras. Fique atento, não perca tempo.
Pr: Wellington Silva. Tecnologia do Blogger.